top of page

 Seja um cidadão cientista e nos ajude a proteger as aves em praias. Você pode contribuir de duas maneiras: 1) Envie a foto da ave que clicou em uma praia brasileira ou 2) Envie a foto de uma ave que foi prejudicada por um material plástico (ingestão ou emaranhamento ou morte) para seebirdsonbeach@gmail.com. As fotos serão inseridas neste site com a sua autoria!

 -----> No primeiro tipo de contribuição, não se esqueça de: (1) indicar na mensagem de e-mail "contribuição foto & urbanização" e  pesquisar qual espécie de ave você fotografou (nos envie o nome popular e/ou científico; caso não souber, responderemos seu e-mail com esta informação), (2) o que a ave estava fazendo, (3) quantas pessoas tinham ao redor da ave ou grupo de aves (em um raio aproximado de 20 m, sem contar você) (4) o nome do fotógrafo, (5) o local (se possível com coordenadas geográficas), horário e data onde a foto foi tirada.

-----> No segundo tipo de contribuição, não se esqueça de indicar na mensagem de e-mail "contribuição foto & plastico" e pesquisar qual espécie de ave você fotografou (nos envie o nome popular e/ou científico; caso não souber, responderemos seu e-mail com esta informação), (2) o nome do fotógrafo, (3) o local (se possível com coordenadas geográficas), horário e data onde a foto foi tirada.  

 

Ah, e não esqueça de manter distância da ave para não perturbá-la em sua atividade, assim ela frequentará o local mais vezes!

Todos estes dados serão reunidos e utilizados para pressionar governantes a tomarem medidas de proteção das aves assim como facilitação da convivência entre aves e pessoas.

 Abaixo você também pode deixar a sua mensagem ou pode dizer como gostaria de contribuir mais com este projeto!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Atualmente, o nosso planeta está marcado pelos impactos que a nossa espécie realiza em ecossistemas naturais e que tendem a diminuir a biodiversidade (ou diversidade de organismos), seja pela modificação e simplificação da heterogeneidade de hábitats e/ou reduzindo as interações biológicas entre as espécies. A urbanização é um exemplo de impacto global crescente que pode agir conjuntamente com outros impactos e contribuir para a modificação de todos os ecossistemas e perda de espécies, incluindo os ecossistemas costeiros. Olhe para estas imagens ao lado. Existem algumas aves que estão tentando sobreviver nas praias onde pessoas estão totalmente confortáveis. Pessoas e cães soltos podem perturbar estes animais. Algumas aves podem voar milhares de quilômetros de países onde se reproduzem (norte dos Estados Unidos, Canadá, Alasca) e param em praias brasileiras para se alimentar e descansar. Desta forma, as aves precisam de proteção ao longo de toda a rota migratória nos vários locais que utilizam para viver. Vamos mudar o nosso ângulo de visão e olhar um pouco o lado das aves? Este projeto científico objetiva: (1) estudar os impactos negativos e positivos que o processo de urbanização impõe para as aves costeiras, (2) planejar ações que permitam a coexistência pacífica entre aves e pessoas em praias e, (3) principalmente inserir pessoas para ajudar na conservação de aves.

Para isso, o passo inicial é que frequentadores de praias saibam identificar as espécies de aves (sejam migratórias ou residentes) e sua biologia básica, ou seja, saber:  sua origem. Para onde elas irão? Do que se alimentam? Quais os comportamentos que utilizam para sobreviver? Quais os impactos negativos que sofrem ao longo de suas vidas? Com este projeto, nós desafiamos você a desvendar informações sobre aves em sua próxima ida à praia! 

Agradecemos sua visita e esperamos fortalecer a conservação da biodiversidade com a sua ajuda! 

Ouça shot reverse shot - Jack Johnson
00:00 / 00:00

Veja o vídeo com mais informações deste projeto em: https://youtu.be/xcYIf_aRsTo

Assine e fique por dentro das ultimas notícias!

bottom of page